por Márcio Catunda

O escritor cearense Cláudio Aguiar recebeu notável homenagem, no formato de um grande livro: “Vida e Obra Literária”, de 629 páginas, que coleta a essência do que se escreveu a seu respeito. O livro tem como organizador Rosemberg Cariry, que escreve o prefácio. Os ensaios e artigos, que compõem o livro, são assinados por eminentes intelectuais do cenário literário nacional, da estirpe de Alberto Cunha Melo, Ângelo Monteiro, Stella Leonardos, Gilberto Coutinho, Wilson Martins, Antonio Hohlfeldt, Mauro Mota, Marcus Prado, Nelson Mello e Souza, Dimas Macedo, Nelson Saldanha, Eduardo Campos, Dalma Nascimento, entre outros, que comentam e apreciam a destreza narrativa, a desenvoltura ensaística e a fluência dramatúrgica de Cláudio Aguiar.

O romance “Caldeirão”, por exemplo, que alude ao movimento popular, revolucionário, liderado pelo beato Lourenço, na chapada do Cariri cearense, recebe valiosos elogios desses escritores, que comparam a obra de Cláudio Aguiar, ora à “Guerra do Fim do Mundo”, de Vargas Llosa, ora à “Pedra do Reino”, de Ariano Suassuna, ora ao “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa, ora à “Pedra Bonita”, de José Lins do Rego, esses fabulosos monumentos literários.

Cláudio Aguiar

São também analisados, ao largo dessa coletânea de apreciações críticas, outras narrativas da autoria de Cláudio Aguiar: “A Volta de Emanuel”, “Lampião e os Meninos”, Os Anjos Vingadores”, “A Corte Celestial” e “O Último Romance de Proust”.
Nos capítulos seguintes, são devidamente estudados os dramas “Flor Destruída”, “Suplício de Frei Caneca”, “Brincantes do Belo Monte” e “A Última Noite de Kafka”, que compõem a produção do emérito teatrólogo Cláudio Aguiar.

Ainda se destacam, na sequência, outros estudos sobre a obra ensaísta desse escritor fecundo: “Franklin Távora e o seu tempo”, “Medidas e Circunstâncias: Cervantes, Vieira, Unamundo Euclides e outros”, “O Monóculo e o Caleidoscópio Gilberto Freyre, escritor, algumas influências”, “A Casa de João Fernandes Vieira”, “Os Espanhóis no Brasil”, e “Francisco Julião, uma biografia”.

No final do livro, são reproduzidos textos de poesia e os discursos acadêmicos que Cláudio proferiu, na qualidade de associado a diversas instituições culturais do País, como o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, a Academia Carioca de Letras, o PEN Clube do Brasil (do qual foi Presidente), a Academia Olindense de Letras e a Academia Pernambucana de Letras.

Minhas reverências a esse grande escritor, que nos brinda com o néctar da literatura, mediante a realização do seu precioso labor criativo.

Fonte: feicebuque do escritor Márcio Catunda


Descubra mais sobre PROTEXTO – Revista de literatura

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.