Tenho alguns livros publicados, todos eles por editoras pequenas. Pequenas no tamanho, mas gigantes na responsabilidade e no trato com o livro, com o autor e os leitores. Muitas gráficas se passam por editoras, e os que sonham em publicar seu primeiro livro acabam sendo prejudicados quando contratam os serviços destas casas, que só imprimem e descarregam os livros na porta dos escritores. O livro não fica à venda, porque só uma editora de verdade, pequena ou grande, realiza todo o processo de publicação, desde o recebimento dos originais, até a revisão, diagramação, a ficha catalográfica, a escolha da capa e da contracapa, o registro do ISBN na Biblioteca Nacional, e a disponibilização do livro no site e até na Amazon e nas plataformas digitais, de acordo com o contrato assinado com o autor.

A maioria das pequenas editoras cobra pra publicar, afinal, quem sobrevive sem dinheiro? Outras não cobram inicialmente, ou porque o autor já é conhecido – e sabemos que “o nome vende”, ou confia que o autor fará a sua parte, divulgando, participando de saraus, feiras e lançamentos do seu livro, e assim vendendo pelo menos a quantidade de exemplares que cobre os custos da editora. Todas as pequenas que publicaram meus livros agora já estão bem maiores por conta da seriedade do trabalho dos seus editores e do empenho dos autores.

Portanto, se você tem o desejo de publicar um livro, recomendo que procure editoras pequenas, mas pesquise bastante sobre cada uma, veja quais são os editores e os autores da casa. Se tiver que pagar, pague sabendo que no final será recompensado com um bom produto. Muitos autores famosos pagaram pra publicar seus primeiros livros. Alguns exemplos são o Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Edgard Allan Poe, James Joyce, Beatrix Potter, Margareth Atwood. Portanto, pagar para publicar vale a pena, desde que o seu dinheiro não seja jogado fora e o seu sonho não seja realizado.

Deixo aqui uma lista com algumas pequenas boas editoras que você pode procurar, entre elas cinco pelas quais publiquei, caso você queira fazer nascer um livro. Sem dúvida que primeiro você precisa escrever, revisar por diversas vezes e verificar a linha editorial de cada casa, os períodos em que elas recebem originais e como o material deve ser enviado.

A maioria das editoras demora alguns meses para dar um retorno, porque recebem muitos originais. Eu, por exemplo, desconfio de imediato daquelas que respondem na mesma semana, fazendo suas propostas, elogiando e afirmando que leram integralmente os originais. Um abraço e boa escolha.

Patuá – https://www.editorapatua.com.br/

Penalux (Litteralux) – https://www.editoralitteralux.com.br/

Reformatório – http://www.reformatorio.com.br/

Coralina – 7 Letras – http://www.7letras.com.br/

Arribaçã – https://www.arribacaeditora.com.br/

Costelas Felinas – https://artesanallivros.blogspot.com/

Arte e Letra – https://www.arteeletra.com.br/loja

Caixote – http://www.editoracaixote.com.br/

Fino traço – http://www.finotracoeditora.com.br/

Girassol – www.girassolbrasil.com.br

Grua – https://www.grualivros.com.br/

Impressões de Minas – www.impressoesdeminas.com.br

Mundaréu – http://editoramundareu.com.br/

Ouro sobre azul – http://ourosobreazul.com.br/

Páginas – paginaseditora.com.br

Pólen Livros – https://polenlivros.lojavirtualnuvem.com.br/

Pulo do gato – http://www.editorapulodogato.com.br/

Quase oito – https://quaseoito.com.br/

Reformatório – http://www.reformatorio.com.br/

Relicário – https://www.relicarioedicoes.com/

Ubu – https://www.ubueditora.com.br/

Uniduni – Www.uniduni.com.br

Valentina – http://www.editoravalentina.com.br/

Zouk – http://www.editorazouk.com.br/

Obs: A Editora Costelas Felinas, dos meus amigos Cláudia Brino e Vieira Vivo, publicou um livro com as minhas poesias, não vende pelo site, mas realiza um trabalho artesanal extraordinário. Detentora de diversos importantes prêmios literários, fica no litoral, em São Vicente, e cria um exemplar gratuitamente para o autor, que assim pode ver o livro antes de decidir publicá-lo. A Editora Coralina, do Pedro Paulo Graczcki, fica no Rio Grande do Sul e já publicou dois dos meus livros infantojuvenis, assim como a Arribaçã, do jornalista Linaldo Guedes, que tem sede na cidade paraibana de Cajazeiras e também publicou outros dois livros meus para crianças; a Editora Patuá, do Eduardo Lacerda, que fica no bairro paulistano de Pinheiros, também publicou minhas poesias, e a Penalux (hoje Litteralux), do Wilson Gorj, fica em Guaratinguetá, interior de São Paulo, publicou meu livro de contos e crônicas que foi recomendado pelo escritor mineiro Ronaldo Cagiano.


Descubra mais sobre PROTEXTO – Revista de literatura

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.