1º de agosto de 1843
Nesta data foi lançado no Rio o lendário “Olho-de-boi”, primeiro selo postal brasileiro.
3 de agosto de 1961
O Presidente Jânio da Silva Quadros condecora o cosmonauta soviético Yuri Gagarin – primeiro homem a viajar pelo espaço –, que visita o Brasil.
6 de agosto de 1965
O Presidente americano Lyndon B. Johnson assina a lei que finalmente permitiu o voto dos negros em seu país.
11 de agosto de 1984
Contrariando a vontade do então Presidente João Figueiredo, o deputado paulista Paulo Maluf derrota o ministro dos Transportes, Mário Andreazza, na Convenção do PDS, e assume a condição de candidato da situação à Presidência da República.
13 de agosto de 1923
Nessa segunda-feira abriram se as portas na Avenida Atlântica, em Copacabana, o Hotel Copacabana Palace, o mais luxuoso da capital brasileira.
27 de agosto de 1980
Ataques a bomba sacodem o Rio. Um artefato deixado na sede da Ordem dos Advogados do Brasil mata a funcionária Lydia Monteiro da Silva; outra explosão, na Câmara Municipal, mutila o funcionário do gabinete de um Vereador; um terceiro explosivo explode na sede do jornal “Tribuna Operária”.
28 de agosto de 1978
O Congresso revoga o Ato Institucional Nº 5, durante o Governo Ernesto Geisel, colocando fim em um dos mais negros períodos da História do Brasil.
29 de agosto de 1852
Começam as obras da primeira estrada de ferro do Brasil. A linha ligaria o Rio ao povoado serrano de Petrópolis, muito procurado por diplomatas estrangeiros.
30 de agosto de 1880
Por 77 votos contra 16, a Câmara dos Deputados rejeita o projeto de lei de Joaquim Nabuco, que previa a libertação dos escravos pelo prazo de dez anos.
31 de agosto de 1997
Morre em Paris, em um desastre de automóvel, Lady Diana Spencer, Princesa de Gales, ex-mulher do Príncipe herdeiro do trono da Grã-Bretanha.
Você lembra de algum acontecimento de agosto que não citamos aqui? Deixe nos comentários abaixo!