Como superar a timidez rápido

tecnicas-para-perder-a-timidez

Alguma vez você pensou o que será que estão pensando de mim?  o que será que vão pensar de mim?

Esses são dois pensamentos típicos de uma pessoa tímida,  e nesse artigo, eu vou contar pra você 5 passos práticos embasados pela psicologia para você vencer a timidez.

Uma pessoa tímida comumente fica preocupada com o que os outros vão pensar dela e isso gera um sentimento de vergonha, de receio e até mesmo de medo incerteza.  Tudo isso gera um sentimento de culpa, a frustração, extensa rejeição e muitas vezes solidão;

tecnicas-para-perder-a-timidez

Você conhece alguém que em determinado momento gostaria de ter dito algo para alguém mas não falou por receio do que será a outra pessoa ia pensar? Como será que ela ia reagir ? Ou conhece alguém que já deixou de expressar sua opinião por receio e medo de não ser aceito?

Nesse Texto vou te ajudar com dicas para  superar toda timidez.  Então vamos lá 7 passos práticos para você de uma vez por todas superar esta vergonha e timidez e viver a sua melhor versão.

PASSO 1  – Identificar o problema

Entenda que  ninguém nasce tímido e não existe o gene  da timidez,  ao longo da nossa vida nós aprendemos a nos comportarmos assim.  Agimos de determinada forma e esta forma que a gente foi aprendendo de certa maneira foi dando certo.

Só que mesmo que tenha dado certo lá atrás na sua história, hoje, pode estar gerando um grande sofrimento, fazendo você perder  oportunidades.

Todo ser humano tem um ninho de timidez. Eu tenho, todos nós temos.  O ponto vai ser descobrir qual o início desta timidez e se ela estaria impedindo sua vida ou não. Para isso é preciso fazer um exercício e olhar para dentro de você procurar identificar isso.

Claro que uma visita ao psicólogo vai ajudar você a identificar melhor a origem da sua timidez.

PASSO 2 – Olhe nos olhos das pessoas

Olhe nos olhos das pessoas quando você for conversar com ela,  é pra você olhar com naturalidade como se você estivesse assistindo televisão (não pareça um maluco encarando as pessoas [risos] ) quando se assiste televisão, você olha para a tela e encara a televisão e da mesma forma olhe com naturalidade quando você estiver conversando com as pessoas.

Você vai estabelecer conexão através do olhar,  o que você vai fazer nas suas outras relações você também vai estabelecer essa relação através do olhar. Você já deve ter ouvido que os olhos são a janela da alma,  pois eles são mesmo,  eles geram conexão, geram essa interação mais profunda. Então pra você vencer a timidez olhe nos olhos das pessoas.

PASSO 3 – Postura Corporal

Como é que uma pessoa tímida normalmente anda na rua?  Ela anda com o tronco aberto, cabeça voltada para cima, ela anda com os ombros caídos olhando para baixo.

uero que faça postura aberta tronco aberto,  pescoço na direção da pessoa,  postura reta e olhar nas pessoas ao seu redor,  volta o passo anterior que será fazer a questão de olhar o que ser desconfortável, a principio, mas mesmo que seja desconfortável você vais sair da zona de conforto.

PASSO 4 –  Confie em você mesmo

Questionamentos  internos podem  sabotar você e todo ser humano tem uma voz interna e essa voz  pode ser sabotadora.

Evite colocar muita pressão sobre si mesmo. Muitas vezes, nos cobramos em demasia, o que faz com que não possamos atingir as nossas próprias expectativas. Pegue leve! Conheça o seu valor e comemore, pouco a pouco, as conquistas diárias. Assim, você será muito mais confiante ao longo de sua jornada.

Além da comparação, a busca pela aceitação de outras pessoas também é outro problema muito recorrente e que deve ser evitado. Ainda que queiramos ser admirados pelos outros, saiba que, primeiramente, você mesmo deve estar orgulhoso de si.

Passo 5  – Seja Espontâneo

Não é porque você vai dar um basta na timidez, que  agora vai virá a pessoa mais expansiva do universo, porque esse não é você.  Não vista uma roupa que não é sua. Sabe quando você tem que falar diante de um público, e  você começa a interpretar um papel?  Falar em público é sobre o potencial que você tem para se conectar com as pessoas.

Portanto, para você vencer a timidez seja espontâneo.  Não crie uma versão exagerada de você, o  segredo é agir como você se comporta com as pessoas que você se sente mais à vontade, você costuma  dá risada? é brincalhão? é mais sério? mais conservador?

O jeito que você é com as pessoas que você está a vontade, é esse jeito que você vai buscar se comportar!

E aí? Gostou dessas dicas de Como superar a timidez? Então compartilha esse artigo com um amigo e comenta aqui!